O iluminismo
Jean-Jacques Rousseau
Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789).BIOGRAFIA RESUMIDA E IDEIAS
Rousseau não conheceu a mãe. Ela morreu no momento do parto. Criado até aos 10 anos pelo pai, um relojoeiro. Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Estudando muito, nessa época. Desenvolveu grande interesse pela leitura e música.
A FILOSOFIA DE ROSSEAU PODE SER DEFINIDA ASSIM:
Rousseau era antes de tudo um filósofo especulativo, que criou um sistema contraditório, e tentou ser uma perversão do dogma católico do pecado original. Para ele, o homem nasce naturalmente bom, no mesmo estado de graça do casal original da Bíblia, mas se a Bíblia afirma que a curiosidade do homem em provar do fruto da árvore do bem e do mal foi à causa da sua queda, Rousseau atribui a tendência do homem para o mal à vida em sociedade. Sem apresentar provas da sua tese. Suas teorias perigosas começam aí.
A DESIGUALDADE FRUTO DA PROPRIEDADE PRIVADA:
Rousseau identifica o mal com a necessidade que o homem tem de criar novas necessidades, que são fontes de outras privações; com a desigualdade, que é fruto da propriedade privada; e com a escravatura, mesmo no sentido do Rei Absoluto.
A JUSTIÇA:
Quanto à justiça, os homens são iguais perante a lei, mas a cada um cabe um tipo de pena adequado a seu crime, nesse ponto a justiça deve ser desigual. Na filosofia de Rousseau, a igualdade deve ser imposta pelo Estado de uma maneira absoluta para compensar as desigualdades sociais.
A POLÍTICA E O ESTADO DE ROUSSEAU
Aqui entra suas ideias de contrato social e da Vontade Geral. O homem é livre, e é proibido renunciar a essa liberdade. Mas Rousseau prega que a família e as corporações são um crime, dessa forma só existe o indivíduo. A Vontade Geral é aquela que propõe o bem comum, e faz surgir um novo ser que é muito bom: o deus-Estado.
COMO A DIREITA E AS ESQUERDAS HERDARAM ÀS IDEIAS DE ROUSSEAU
O surgimento do deus-estado é fruto do pensamento da maioria, sendo que essa maioria nas assembleias manifesta a Vontade Geral; cabe, portanto à minoria reconhecer que errou e deve se submeter à maioria. O indivíduo quando reconhece que é a minoria errou, sacrifica sua liberdade individual, dessa forma todo o interesse individual desaparece, e consequentemente todas as desigualdades sociais. Mesmo com o estadismo, a liberdade, para Rousseau, permanece inalterada.
POLÍTICA E O ESTADO COM O CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU
O Contrato Social é a obra principal de Rousseau. Ele defende a criação de um contrato social como forma de possibilitar, com o advento das desigualdades trazidas pela propriedade privada e pelo poder daqueles que a possuíam, a evocação de uma sociedade menos ambiciosa e desvirtuada. Haveria, assim, um pacto para a proteção do individuo em suas particularidades, na medida em que o ser, ao caminhar do estado natural para o estado civil, usufrui de uma vivência comunitária.
José Marcelino de Sousa
Professor de História
Apoio bibliográfico: Felipe Pimenta jms/JMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário