QUESTÕES
DE GÊNERO NA SOCIEDADE
Em se tratando da relação
entre gêneros, Woolfolk (2000) menciona que a ideia central sobre essas
relações sempre aparece ligada aos conceitos sobre masculinidade e
feminilidade, tendo em vista que estes conceitos são moldados pelo contexto
sociocultural em que as populações estão inseridas. A partir desta perspectiva,
a autora menciona que a identidade de gênero é a assimilação que cada um faz de
si mesmo nas características de masculino ou feminino, sendo que estas não são
as de cunho biológico, ou seja, pessoas com uma identidade feminina tem a visão
de si mesmas como mais “sensíveis, ternas e delicadas”, em oposição à uma
identidade mais masculinizada que possui traços mais “rudes, agressivos e
potentes”. Segundo a autora, o desenvolvimento dessa identidade nas crianças se
dá através dos chamados “esquemas de gênero”, que são informações baseadas em
crenças da sociedade sobre o que é ser homem ou mulher. Isto ajuda as crianças
a compreenderem o mundo e orientar seus comportamentos, o que influenciará o
processo de informação social e também em questões como a autoestima, tendo em
vista que somente comportamentos/atitudes que vão de encontro com o esquema de
gêneros são socialmente aceitos.
A visão de gêneros como
construção e prática de papéis antagônicos, sendo estes representações do
masculino e do feminino, é decorrente da maneira como estes são desempenhados
socialmente. Entretanto, esse tipo de ótica exclui as relações de gênero e
poder existente na sociedade e culmina nos estereótipos dos papéis de homens e
mulheres. Com isso Luz (2009), afirma que a questão de gêneros pode se reportar
à separação categórica que a sociedade faz da diferença entre os sexos sendo
que “a sociedade cria categorias de homens e de mulheres para as diferenças de
sexo. Essa categorização acontece tanto para diferenças tidas como inatas como
para aquelas tidas como construídas socialmente”.
José
Marcelino de Sousa
Professor
de história
Jms/JMS
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICA: Woolfolk
(2000), em seu livro Psicologia da Educação
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