TIRADENTES
"Liberdade ainda que tardia"
Por que Tiradentes? A resposta é óbvia. Porque ele era um dentista. Mas, seu nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier
Tiradentes foi um mártir da Inconfidência Mineira. Tornou-se mártir porque lutou pela liberdade do Brasil juntamente com um grupo de pessoas. Essas pessoas queriam o fim do domínio português sobre o Brasil. Principalmente do Estado de Minas Gerais, onde era feita a extração de ouro em grandes quantidades.
A essa luta, esse movimento, deram o nome de Inconfidência Mineira, que aconteceu no ano de 1789, pois o povo brasileiro pagava impostos caríssimos para Portugal, sendo que eles se apossavam de nossas matérias primas para vendê-las para o restante da Europa, ou seja, Portugal tomava as riquezas do Brasil e ainda cobrava impostos por isso, enriquecendo às nossas custas. . Liberdade ainda que tardia. Era o lema dos Inconfidentes Mineiros.
OBJETIVOS DESSA LUTA
Como principais objetivos dessa luta tinham: a autonomia dessa província; formar um governo republicano que não dependesse mais de Portugal, onde seu presidente seria Tomás Antônio Gonzaga; fazer de São João Del Rei a capital; construir uma universidade nesta cidade e libertar apenas os escravos nascidos no Brasil.
Porém Tiradentes foi traído por uma das pessoas do grupo, Joaquim Silvério dos Reis. Todos os outros inconfidentes foram denunciados ao governo de Portugal, e acabaram sendo presos. Tiradentes assumiu sozinho a responsabilidade do movimento e foi condenado à morte.
A MORTE DE TIRADENTES
No dia 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro, percorreu o trajeto até a cadeia pública, onde o governo aproveitou-se da situação para mostrar seu poderio contra manifestantes de ideologias contrárias, como forma de inibir outras manifestações. Após a leitura da sentença que o condenava, morreu enforcado. Seu corpo foi esquartejado e dependurado em vários pontos da cidade. O governo queria mostrar a todos o seu poder.
O FERIADO
O dia 21 de abril é Feriado Nacional, em homenagem à morte de Tiradentes. Essa visão republicana de Tiradentes permaneceu (e, de certo modo, ainda permanece) no imaginário popular dos brasileiros. Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.
TIRADENTES NASCEU
Tiradentes nasceu na Fazenda do Pombal. Na cidade de Ritápolis. No Estado de Minas Gerais.
Na cidade de Ouro Preto está localizado o Museu da Inconfidência Mineira, mais precisamente na Praça Tiradentes, preservando a memória dessa parte histórica da região. Além desses, o museu também possui documentos históricos do ciclo do ouro no Brasil, com obras de Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde.
José Marcelino de Sousa
Professor de História
Abril de 2015
Obs.
Este texto deverá ser precedido de uma explanação geral sobre o assunto para Alunos do Sexto Ano
Referências bibliográficas:
- Me. Cláudio Fernandes
- Jussara de Barros (Pedagoga)
Jms/JMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário