Colégio
Estadual Protásio de Carvalho
Regulamento e Cotidiano Escolar
O COTIDIANO DA
ESCOLA
Nós Professores(as) e
Funcionários(as) do Colégio Estadual Protásio de Carvalho, independente do
vínculo que temos,
assumimos a
responsabilidade de cooperarmos com a construção de uma sociedade mais ética,
justa e solidária.
Investimos, assim, na
organização do espaço de convívio escolar, para tal prepararmos este material
que estabelece as
nossas regras
disciplinares. Limites essenciais ao bom funcionamento da escola e à manutenção
de um espaço
educacional propício à
formação de nossos alunos.
É fato que o espaço
escolar contribui para a formação de valores e de princípios que nortearão os
posicionamentos
futuros de nossos
educandos frente à organização social, criando a oportunidade de convívio
transparente e responsável
entre todos os
envolvidos nesta tarefa de formação do jovem cidadão.
Também é fato de que
muitos dos educandos não estão aptos a receber tais pretensões e, assim, cabe a
cada um de nós
professores(as)
mostrar o caminho a ser seguido, uma vez que coube a cada um de nós a opção pela
escolha da
profissão responsável
pelo ato de Educar.
1. REGIMENTO
ESCOLAR
Todos, incluindo
alunos, professores e funcionários, deverão seguir as normas estabelecidas no
Regimento Escolar.
O Cotidiano da escola
está segmentado no Regulamento Interno e no PPP.
2. HORÁRIOS DA ESCOLA
Manhã: 07:25 às 11:45
Tarde: 13:15 às 17:35
Noite: 18:55 às 22:50
O Professor deve
chegar no horário estipulado pela escola, não sendo permitidos atrasos e saídas
antecipadas. Portanto,
os horários de pico do
trânsito e horário de ônibus da região, devem ser verificados com antecedência.
Imprevistos não
acontecem todos os dias e atraso não é só chegar atrasado (a) na escola no
início do turno, mas na hora
do recreio e na troca
de sala de aula. O horário da hora atividade também deve ser respeitado e
cumprido na íntegra,
independente se for na
1a ou na última aula. Fazer troca de sala assim que tocar o sinal, evitando
transtornos.
É absolutamente
proibida a saída de alunos antes do sinal, salvo em dias de provas. Não esqueça
de que não podemos
cobrar dos alunos
aquilo que não cumprimos.
3. UNIFORME ESCOLAR
O uniforme escolar
possibilita a identificação do aluno dentro e fora da Escola, proporcionando
maior segurança ao aluno.
Seu uso é obrigatório em todas as aulas, não
podendo estar descaracterizado, principalmente com camisas de
times. Não é permitido, para as
alunas o uso de blusas ou calças de tamanho pequeno que deixem a barriga à
mostra.
4. PONTUALIDADE
Alunos
Os portões da Escola serão abertos às 07:00
horas, pela manhã e às 13:00 horas no período da tarde.Os alunos que
chegarem após o último sinal serão
considerados “em atraso” e terão a ocorrência registrada em pasta individual.
Caso
haja três atrasos no mês, os pais serão
convocados.
Após o recreio, o aluno deve dirigir-se
imediatamente à sala de aula. Não será permitida a entrada após o fechamento
dos
portões dos corredores. Caso haja atraso, o
aluno terá a ocorrência registrada e permanecerá no pátio com uma atividade
correspondente à aula. Três ocorrências farão
com que haja a convocação dos pais ou responsáveis.
Professores
O atraso do professor
irá gerar um banco de horas a repor ou será transformada em falta ao final do
mês.
5. ALUNOS
TRANSFERIDOS/REMANEJADOS
Semanalmente as
Pedagogas responsáveis pelas turmas farão a informação ao professor que deverá
proceder da
seguinte maneira:
- se o aluno estiver
entrando na turma, anotar os dados do aluno conforme formulário próprio da
secretaria.
- se o aluno estiver
saindo (remanejado ou transferido) da turma, preencher a coluna de faltas e
notas do aluno (total ou
parcial). Se não
houver nenhuma atividade colocar 0,0 (zero) na nota, preencher o número de
faltas e rubricar. Alunos que
saíram da turma devem
ser riscados no Livro de Registro de Classe, após comunicado oficial feito pela
pedagoga.
6. PLANEJAMENTO
Para o ensino
fundamental e ensino Médio, deve ser anual e separado por bimestre.
Prazo de entrega
final: dia 20/03/2015, podendo ser entregue antes desta data, nunca depois.
Há a possibilidade de
enviar o planejamento para o e-mail
7. PLANO ESPECIAL
DE ESTUDOS (ADAPTAÇÃO, SAREH E FICA
O plano especial de
estudos será ofertado para regularizar a vida do aluno. São motivos para um
plano especial de
estudos: problemas de
saúde, alunos transferidos de um sistema diferente do adotado pela escola,
grávidas e Serviço
Militar.
8. HORA ATIVIDADE
Deve ser cumprida
integralmente na escola, de acordo com a legislação vigente. Não é permitido o
cumprimento de
hora atividade em
turno diferente das aulas dadas, tendo em vista as atividades a serem
realizadas e o atendimento
aos alunos e pais.
9. IMPRESSÃO DE
PROVA
Todas as provas ou
atividades deverão conter o cabeçalho próprio do colégio (disponível na pasta
de compartilhamento
público), nome e série
- COM ANTECEDÊNCIA DE 03 DIAS - uma vez que estas provas passarão pela Equipe
Pedagógica para que
possa ser aprovada a sua impressão.
NÃO será permitida a
impressão de provas no mesmo dia.
Todas as provas
deverão, obrigatoriamente, passar pelas mãos da Equipe Pedagógica para que se
seja analisada
e readequada na
questão linguagem e conteúdo, caso necessário.
Não o será permitido
copiar (xerox) de provas, haja vista que não passaram pela Equipe Pedagógica.
Envio de provas:
provaprotasio@gmail.com
10. CARTÃO DE
AUTORIZAÇAO DE SAÍDA DE SALA
É um cartão
plastificado e entregue a cada professor no início do ano letivo, para que
possa permitir a saída do aluno
durante o horário de
aula, por alguns minutos.
- É obrigatório o uso
do cartão para liberação de alunos.
- Não liberar alunos
na troca de professor.
- Não liberar alunos
para buscar material na sala dos professores, nem encher garrafinha de água.
–
alunos sem cartão
não serão atendidos pela secretaria, equipe pedagógica, informática e
biblioteca e inspetores.
11. SAÍDAS DE SALA
DE AULA
Aluno: somente com o
cartão de autorização e UM ALUNO DE CADA VEZ.
- Xerox quando a
fotocópia for para mais de um aluno ou para toda a turma, cabe ao professor
organizar para que seja
retirada durante o seu
horário de aula, somente por um aluno.
- se o aluno estiver
em atendimento com a equipe pedagógica, voltará para a sala com o comunicado “
estava em
atendimento”..
Professor(a): sair da
sala de aula somente em caso de extrema necessidade. Ao sair da sala de aula,
avisar o inspetor
para que ele possa
realizar o atendimento à turma.
12. APARELHO
CELULAR, FONES DE OUVIDO E AFINS
Cabe ao professor
orientar no início das aulas quanto a utilização de aparelhos eletrônicos. Não
é proibido que o aluno ou
o professor traga o
aparelho para a escola porém, é proibido o uso em sala de aula, tanto para o
aluno quanto para o
professor.
A lei 14486/2002 de 09/12/2002, disciplina uso
de telefone celular em sala de aula, teatro, cinemas e igrejas.
Art. 1o Fica proibido
a conversa em telefone celular e o uso de dispositivo sonoro do aparelho em
salas de aula, teatros,
cinemas e igrejas.
13. ORGANIZAÇÃO DA
SALA DE AULA
Não deixe giz em sala
de aula (quadro ou na lixeira.). No caso de utilizarem as carteiras e cadeiras
de sala de aula de
maneira diferente da
convencional, ao término da aula o(a) professor(a) deve orientar os alunos a
arrumá-las deixando a
sala limpa e em ordem.
O(a) professor(a) da última aula deverá proceder da mesma maneira, uma vez que
a entrega das
carteirinhas está
condicionada a arrumação da sala.
14. MATERIAL
ESCOLAR
A escola fornece uma
lista de material escolar (básica) e os professores devem orientar os alunos
para que tragam esse
material para
utilizarem durante as aulas.Faremos este ano a campanha do papel sulfite e cabe
ao pedagogo da turma
fazer a negociação da
melhor maneira para recolhimento desse papel.
Quando for realizado
qualquer trabalho em sala indicar aos alunos os materiais que deverão ser
trazidos de casa, para
que não haja tumulto
na secretaria e em outros setores.
Todo e qualquer
material emprestado da escola é de responsabilidade do professor solicitante, o
qual deverá deixar o seu
cartão de “empréstimo
de material” quando da retirada de equipamentos na Secretaria.
15. TRABALHOS E
PESQUISAS
- O professor deve
fazer o encaminhamento de trabalhos e pesquisas com antecedência, pois o aluno
deve agendar com
o responsável pela
biblioteca e ou informática um horário (nem sempre será possível o agendamento
no mesmo dia).
- Os trabalhos de
pesquisa deverão seguir, obrigatoriamente, as normas da ABNT ensino fundamental
e ensino médio
(mínimo: - capa, folha
de rosto e referências).
- O professor deve
entregar ao aluno um Roteiro do Trabalho (por escrito) estabelecendo valor e
deixando claros os
critérios e os
objetivos a serem alcançados. A forma de entrega, se manuscrito ou digitado,
fica a critério do professor
(devendo ser
explicitado no roteiro).
- Os trabalhos devem
ser entregues apenas para o professor solicitante durante as suas aulas, em
hipótese alguma fora
desse horário ou para
outra pessoa.
–
Não permitir que
os alunos façam, durante a sua aula, o trabalho de outros professores.
16. FALTA DOS
ALUNOS
- Comunicar a equipe
pedagógica, através do “caderno de faltas” que estará a disposição na sala da
Equipe pedagógica,
sempre que o aluno
tiver 5 (cinco) faltas consecutivas ou 7 (sete) alternadas.
- Se o aluno faltar em
dia de prova ou entrega de trabalho, deverá apresentar atestado médico ou
justificativa plausível do
responsável e procurar
o professor para marcar nova data.
- Quando o aluno
apresentar justificativa de falta, o professor deve registrar no Livro de
Registro de Classe, assinar e
datar o documento
apresentado pelo aluno que, após todos os professores terem assinado, fará a
entrega à Equipe
pedagógica para
arquivo. O Professor não pode reter o Atestado Médico ou a Justificativa de faltas
do aluno.
17. FALTA DOS
PROFESSORES
- Faltas com atestados
médicos seguem a legislação vigente (entrega até 24 horas na secretaria da
escola).
- Atestados com mais
de 3 dias haverá necessidade de retirar o formulário na secretaria da escola e
dirigir-se a perícia
médica.
–
Na falta com ou
sem justificativa, o(a) professor(a) deve comunicar a Direção e Equipe
Pedagógica por telefone.
COLÉGIO: 3249-1200
DIREÇÃO: MANHÃ – Vanessa
(Diretora Auxiliar)
TARDE – José Marcelino
(Diretor Auxiliar)
TARDE E NOITE – Alexandre
(Diretor Geral)
18. PASTA DE
ATIVIDADES
- Os(as)
professores(as) devem deixar com a equipe pedagógica, uma atividade preparada
para cada turma, para que os
alunos sejam
atendidos, em situação de faltas. Estas atividades podem ser cruzadinhas, caça
palavras, texto com
interpretação,
questões para pesquisa em sala e com o livro didático etc. O material deve
estar digitado para que não
tenha que ser
reproduzido no quadro. Junto com a atividade deve estar o objetivo, a
metodologia e a avaliação que será
feita na sequência.
19.
ADIANTAMENTO
DE AULAS
Manhã
- Somente com
autorização da Direção e Equipe Pedagógica. Prioritariamente, adiantará aula o
professor que estiver em
hora atividade, o qual
fará cumprimento dessa hora atividade no horário em que teria a aula com a
turma.
- O adiantamento só
ocorrerá mediante ajuste de horário do dia, nunca antecipando aula de dias
subsequentes.
- Somente em casos
extremos o(a) professor(a) poderá atender duas turmas simultaneamente.
- A dispensa das
turmas que tiveram aulas adiantadas será feita pela Pedagoga responsável,
mediante comportamento da
turma e arrumação da
sala.
Tarde
–
Não teremos
adiantamento de aulas à tarde.
20. INDISCIPLINA DE
ALUNO
- Quando a indisciplina
é geral (turma toda), o professor deve rever seu método de aula.
- Em casos isolados,
conversar com o aluno e tentar resolver através do diálogo – sem palavras
ofensivas ou comentários
desnecessários;
- Caso o diálogo não
surta efeito, registrar a ocorrência na pasta da turma, para que o aluno seja
convocado
posteriormente pela
equipe pedagógica, dependendo da gravidade do fato.
- No caso de
ocorrências graves ou reincidências, encaminhar o aluno à Equipe Pedagógica,
acompanhado do monitor
da turma que fará
narração do fato à Pedagoga.
- Não esquecer que a
conotação dada a ocorrência, será a de fazer o aluno perceber a gravidade de
seu comportamento,
uma vez que o
encaminhamento dado após três ocorrências, será a imediata convocação dos pais ou
responsáveis.
- Não esquecer que
jogar bolinha de papel, aviãozinho etc, são atitudes que o Professor deve
resolver em sala de aula,
mostrando que é a
autoridade máxima em sala, sem a necessidade de chamar as Pedagogas ou a
Direção.
21. CONVERSA COM OS
PAIS
- Os pais serão
acionados e convocados a comparecer na escola quando houver: indisciplina,
depredação do colégio ou
bem público,
dificuldade de aprendizagem, faltas consecutivas, violência, não realização de
tarefas e trabalhos propostos
pelos(as)
professores(as) entre outros.
–
Caso haja
necessidade, o(a) professor(a) poderá solicitar reunião com os pais ou
responsáveis durante à sua hora atividade.
22. SAÍDAS
MONITORADAS – ATIVIDADE EXTERNA
Quando forem
planejadas aulas fora do espaço escolar, há necessidade de constar no plano de
trabalho docente do
professor. A direção e
equipe pedagógica deverá ser comunicada com antecedência para as providências
necessárias.
Não será permitido o
agendamento de visitas culturais nas semanas de avaliações ou finais de
bimestres. Todas as
visitas externas
deverão ter algum objetivo pedagógico.
23. LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA DOS PROFESSORES
Os professores novos
que desejam cadastro no Paraná Digital, precisam falar com a secretaria para
que seja efetuado o
cadastro. O
laboratório é de uso exclusivo dos professores, NÃO SENDO PERMITIDA a
permanência de alunos, sob qualquer hipótese.
24. LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA DOS ALUNOS
As aulas de
informática no laboratório devem OBRIGATORIAMENTE serem agendadas com o
funcionário responsável.
Não é permitida a
permanência de alunos sem professor no laboratório. É obrigatório o
preenchimento de um
planejamento para a
aula e a entrega à equipe pedagógica.
25. BIBLIOTECA
O empréstimo de
qualquer material do acervo deve ser feito diretamente com o funcionário
responsável, mediante preenchimento de cadastro. Aulas na biblioteca: deverão
ser agendadas para verificar a disponibilidade do espaço.
É possível o
agendamento para pesquisas via internet.
26. LIVRO DE
REGISTRO DE CLASSE (LRC)
- Seguir a instrução
no 07/10 – em caso de dúvida consultar a Equipe Pedagógica.
- Não rasurar o LRC.
- Os LRC's deve
permanecer no escaninho, dentro da sala da Equipe Pedagógica, cabendo ao
professor a retirada e
devolução, diariamente.
–
Todos(as) os(as)
alunos(as) tem direito a uma reavaliação independente da nota que obtiveram.
CONTEÚDOS
Especificar os
instrumentos avaliativos e todos os trabalhados em sala de aula.
Os registros dos
conteúdos devem ser os mesmos do planejamento.
Registrar as revisões
de conteúdos e as reavaliações, que terão datas específicas.
Na falta do professor,
registrar no campo conteúdo – Falta do professor e inutilizar o campo
comparecimentos. Em data
oportuna (sábados),
caso o professor não tenha atestado ou justificativa, os alunos serão
convocados e os devidos
registros serão
efetuados.
AVALIAÇÕES
- Registrar 6,0
pontos, divididos em duas provas – avaliação formal, onde uma das avaliações
não poderá ser realizada
com consulta, ou seja,
o aluno deve ser avaliado pelo conteúdo aprendido.
- Registrar 4,0 pontos
– avaliação informal, ao critério do professor, lembrando que atividades
domiciliares, trabalhos
(qualquer forma),
relatórios, debates, atividades culturais etc, deverão estar incluídas nos 4,0
pontos.
OBS.: não é permitida uma única avaliação valendo 6,0
(seis) pontos e/ou um único trabalho valendo 4,0 (quatro) pontos,
no ensino fundamental
e no médio.
- Registrar o valor
obtido nas avaliações formais e informais, bem como nas reavaliações.
- Se o aluno não
compareceu em qualquer uma das avaliações, registrar 0,0 (zero).
- Se o aluno não quis
fazer (comunicar no ato à Equipe Pedagógica) ou tirou zero em qualquer das
avaliações, registrar 0,1 (zero vírgula um).
- Os alunos com notas
abaixo da média mesmo após a reavaliação serão convocados pela Equipe
Pedagógica, tomando
como base o LRC do
professor, que deverá estar atualizado.
–
Nenhum aluno pode
ir para Conselho de Classe com nota inferior a 2,5 (dois pontos e meio) no
bimestre.
RECUPERAÇÕES
- Será realizada ao
final de cada Bimestre (cronograma), no valor de 10,0 (dez) pontos.
- Ao final de cada
semestre será realizada uma recuperação com conteúdos básicos referentes aos
dois bimestres, o qual
substituirá a média de
um ou dois bimestres com nota mais baixa, caso esta seja maior do que a nota
anterior.
CARGA HORÁRIA
Fundamental e Médio:
Cálculo de 200 dias =
40 semanas
4 semanas X 5 aulas
= 20 aulas mensais
4 semanas X 4 aulas = 16 aulas mensais
4 semanas X 3 aulas
= 12 aulas mensais
4 semanas X 2 aulas
= 08 aulas mensais
4 semanas X 1 aula =
04 aulas mensais
Para descobrir o total anual: multiplique o total mensal por 40
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