Capitalismo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

COTIDIANO ESCOLAR CEPC

Colégio  Estadual  Protásio de  Carvalho
Regulamento e Cotidiano Escolar

O COTIDIANO DA ESCOLA
Nós Professores(as) e Funcionários(as) do Colégio Estadual Protásio de Carvalho, independente do vínculo que temos,
assumimos a responsabilidade de cooperarmos com a construção de uma sociedade mais ética, justa e solidária.
Investimos, assim, na organização do espaço de convívio escolar, para tal prepararmos este material que estabelece as
nossas regras disciplinares. Limites essenciais ao bom funcionamento da escola e à manutenção de um espaço
educacional propício à formação de nossos alunos.
É fato que o espaço escolar contribui para a formação de valores e de princípios que nortearão os posicionamentos
futuros de nossos educandos frente à organização social, criando a oportunidade de convívio transparente e responsável
entre todos os envolvidos nesta tarefa de formação do jovem cidadão.
Também é fato de que muitos dos educandos não estão aptos a receber tais pretensões e, assim, cabe a cada um de nós
professores(as) mostrar o caminho a ser seguido, uma vez que coube a cada um de nós a opção pela escolha da
profissão responsável pelo ato de Educar.

1. REGIMENTO ESCOLAR
Todos, incluindo alunos, professores e funcionários, deverão seguir as normas estabelecidas no Regimento Escolar.
O Cotidiano da escola está segmentado no Regulamento Interno e no PPP.
2. HORÁRIOS DA ESCOLA
         Manhã: 07:25 às 11:45
         Tarde: 13:15 às 17:35
         Noite: 18:55 às 22:50
O Professor deve chegar no horário estipulado pela escola, não sendo permitidos atrasos e saídas antecipadas. Portanto,
os horários de pico do trânsito e horário de ônibus da região, devem ser verificados com antecedência.
Imprevistos não acontecem todos os dias e atraso não é só chegar atrasado (a) na escola no início do turno, mas na hora
do recreio e na troca de sala de aula. O horário da hora atividade também deve ser respeitado e cumprido na íntegra,
independente se for na 1a ou na última aula. Fazer troca de sala assim que tocar o sinal, evitando transtornos.
É absolutamente proibida a saída de alunos antes do sinal, salvo em dias de provas. Não esqueça de que não podemos
cobrar dos alunos aquilo que não cumprimos.

3. UNIFORME ESCOLAR
O uniforme escolar possibilita a identificação do aluno dentro e fora da Escola, proporcionando maior segurança ao aluno.
          Seu uso é obrigatório em todas as aulas, não podendo estar descaracterizado, principalmente com camisas de
          times. Não é permitido, para as alunas o uso de blusas ou calças de tamanho pequeno que deixem a barriga à
          mostra.

4. PONTUALIDADE
 Alunos
 Os portões da Escola serão abertos às 07:00 horas, pela manhã e às 13:00 horas no período da tarde.Os alunos que
 chegarem após o último sinal serão considerados “em atraso” e terão a ocorrência registrada em pasta individual. Caso
 haja três atrasos no mês, os pais serão convocados.
 Após o recreio, o aluno deve dirigir-se imediatamente à sala de aula. Não será permitida a entrada após o fechamento dos
 portões dos corredores. Caso haja atraso, o aluno terá a ocorrência registrada e permanecerá no pátio com uma atividade
 correspondente à aula. Três ocorrências farão com que haja a convocação dos pais ou responsáveis.
 Professores
O atraso do professor irá gerar um banco de horas a repor ou será transformada em falta ao final do mês.


5. ALUNOS TRANSFERIDOS/REMANEJADOS
Semanalmente as Pedagogas responsáveis pelas turmas farão a informação ao professor que deverá proceder da
seguinte maneira:
- se o aluno estiver entrando na turma, anotar os dados do aluno conforme formulário próprio da secretaria.
- se o aluno estiver saindo (remanejado ou transferido) da turma, preencher a coluna de faltas e notas do aluno (total ou
parcial). Se não houver nenhuma atividade colocar 0,0 (zero) na nota, preencher o número de faltas e rubricar. Alunos que
saíram da turma devem ser riscados no Livro de Registro de Classe, após comunicado oficial feito pela pedagoga.



6. PLANEJAMENTO
Para o ensino fundamental e ensino Médio, deve ser anual e separado por bimestre.
Prazo de entrega final: dia 20/03/2015, podendo ser entregue antes desta data, nunca depois.
Há a possibilidade de enviar o planejamento para o e-mail

7. PLANO ESPECIAL DE ESTUDOS (ADAPTAÇÃO, SAREH E FICA
O plano especial de estudos será ofertado para regularizar a vida do aluno. São motivos para um plano especial de
estudos: problemas de saúde, alunos transferidos de um sistema diferente do adotado pela escola, grávidas e Serviço
Militar.

8. HORA ATIVIDADE
Deve ser cumprida integralmente na escola, de acordo com a legislação vigente. Não é permitido o cumprimento de
hora atividade em turno diferente das aulas dadas, tendo em vista as atividades a serem realizadas e o atendimento
aos alunos e pais.

9. IMPRESSÃO DE PROVA
Todas as provas ou atividades deverão conter o cabeçalho próprio do colégio (disponível na pasta de compartilhamento
público), nome e série - COM ANTECEDÊNCIA DE 03 DIAS - uma vez que estas provas passarão pela Equipe
Pedagógica para que possa ser aprovada a sua impressão.
NÃO será permitida a impressão de provas no mesmo dia.
Todas as provas deverão, obrigatoriamente, passar pelas mãos da Equipe Pedagógica para que se seja analisada
e readequada na questão linguagem e conteúdo, caso necessário.
Não o será permitido copiar (xerox) de provas, haja vista que não passaram pela Equipe Pedagógica.
Envio de provas: provaprotasio@gmail.com

10. CARTÃO DE AUTORIZAÇAO DE SAÍDA DE SALA
É um cartão plastificado e entregue a cada professor no início do ano letivo, para que possa permitir a saída do aluno
durante o horário de aula, por alguns minutos.
- É obrigatório o uso do cartão para liberação de alunos.
- Não liberar alunos na troca de professor.
- Não liberar alunos para buscar material na sala dos professores, nem encher garrafinha de água.
         alunos sem cartão não serão atendidos pela secretaria, equipe pedagógica, informática e biblioteca e inspetores.

11. SAÍDAS DE SALA DE AULA
Aluno: somente com o cartão de autorização e UM ALUNO DE CADA VEZ.
- Xerox quando a fotocópia for para mais de um aluno ou para toda a turma, cabe ao professor organizar para que seja
retirada durante o seu horário de aula, somente por um aluno.
- se o aluno estiver em atendimento com a equipe pedagógica, voltará para a sala com o comunicado “ estava em
atendimento”..
Professor(a): sair da sala de aula somente em caso de extrema necessidade. Ao sair da sala de aula, avisar o inspetor
para que ele possa realizar o atendimento à turma.

12. APARELHO CELULAR, FONES DE OUVIDO E AFINS
Cabe ao professor orientar no início das aulas quanto a utilização de aparelhos eletrônicos. Não é proibido que o aluno ou
o professor traga o aparelho para a escola porém, é proibido o uso em sala de aula, tanto para o aluno quanto para o
professor.
 A lei 14486/2002 de 09/12/2002, disciplina uso de telefone celular em sala de aula, teatro, cinemas e igrejas.
Art. 1o Fica proibido a conversa em telefone celular e o uso de dispositivo sonoro do aparelho em salas de aula, teatros,
cinemas e igrejas.



13. ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA
Não deixe giz em sala de aula (quadro ou na lixeira.). No caso de utilizarem as carteiras e cadeiras de sala de aula de
maneira diferente da convencional, ao término da aula o(a) professor(a) deve orientar os alunos a arrumá-las deixando a
sala limpa e em ordem. O(a) professor(a) da última aula deverá proceder da mesma maneira, uma vez que a entrega das
carteirinhas está condicionada a arrumação da sala.





14. MATERIAL ESCOLAR
A escola fornece uma lista de material escolar (básica) e os professores devem orientar os alunos para que tragam esse
material para utilizarem durante as aulas.Faremos este ano a campanha do papel sulfite e cabe ao pedagogo da turma
fazer a negociação da melhor maneira para recolhimento desse papel.
Quando for realizado qualquer trabalho em sala indicar aos alunos os materiais que deverão ser trazidos de casa, para
que não haja tumulto na secretaria e em outros setores.
Todo e qualquer material emprestado da escola é de responsabilidade do professor solicitante, o qual deverá deixar o seu
cartão de “empréstimo de material” quando da retirada de equipamentos na Secretaria.

15. TRABALHOS E PESQUISAS
- O professor deve fazer o encaminhamento de trabalhos e pesquisas com antecedência, pois o aluno deve agendar com
o responsável pela biblioteca e ou informática um horário (nem sempre será possível o agendamento no mesmo dia).
- Os trabalhos de pesquisa deverão seguir, obrigatoriamente, as normas da ABNT ensino fundamental e ensino médio
(mínimo: - capa, folha de rosto e referências).
- O professor deve entregar ao aluno um Roteiro do Trabalho (por escrito) estabelecendo valor e deixando claros os
critérios e os objetivos a serem alcançados. A forma de entrega, se manuscrito ou digitado, fica a critério do professor
(devendo ser explicitado no roteiro).
- Os trabalhos devem ser entregues apenas para o professor solicitante durante as suas aulas, em hipótese alguma fora
desse horário ou para outra pessoa.
         Não permitir que os alunos façam, durante a sua aula, o trabalho de outros professores.

16. FALTA DOS ALUNOS
- Comunicar a equipe pedagógica, através do “caderno de faltas” que estará a disposição na sala da Equipe pedagógica,
sempre que o aluno tiver 5 (cinco) faltas consecutivas ou 7 (sete) alternadas.
- Se o aluno faltar em dia de prova ou entrega de trabalho, deverá apresentar atestado médico ou justificativa plausível do
responsável e procurar o professor para marcar nova data.
- Quando o aluno apresentar justificativa de falta, o professor deve registrar no Livro de Registro de Classe, assinar e
datar o documento apresentado pelo aluno que, após todos os professores terem assinado, fará a entrega à Equipe
pedagógica para arquivo. O Professor não pode reter o Atestado Médico ou a Justificativa de faltas do aluno.

17. FALTA DOS PROFESSORES
- Faltas com atestados médicos seguem a legislação vigente (entrega até 24 horas na secretaria da escola).
- Atestados com mais de 3 dias haverá necessidade de retirar o formulário na secretaria da escola e dirigir-se a perícia
médica.
         Na falta com ou sem justificativa, o(a) professor(a) deve comunicar a Direção e Equipe Pedagógica por telefone.

COLÉGIO: 3249-1200
DIREÇÃO: MANHÃ – Vanessa (Diretora Auxiliar)
              TARDE – José Marcelino (Diretor Auxiliar)
               TARDE E NOITE – Alexandre (Diretor Geral)

18. PASTA DE ATIVIDADES
- Os(as) professores(as) devem deixar com a equipe pedagógica, uma atividade preparada para cada turma, para que os
alunos sejam atendidos, em situação de faltas. Estas atividades podem ser cruzadinhas, caça palavras, texto com
interpretação, questões para pesquisa em sala e com o livro didático etc. O material deve estar digitado para que não
tenha que ser reproduzido no quadro. Junto com a atividade deve estar o objetivo, a metodologia e a avaliação que será
feita na sequência.


19.    ADIANTAMENTO DE AULAS

Manhã
- Somente com autorização da Direção e Equipe Pedagógica. Prioritariamente, adiantará aula o professor que estiver em
hora atividade, o qual fará cumprimento dessa hora atividade no horário em que teria a aula com a turma.
- O adiantamento só ocorrerá mediante ajuste de horário do dia, nunca antecipando aula de dias subsequentes.
- Somente em casos extremos o(a) professor(a) poderá atender duas turmas simultaneamente.
- A dispensa das turmas que tiveram aulas adiantadas será feita pela Pedagoga responsável, mediante comportamento da
turma e arrumação da sala.

Tarde
         Não teremos adiantamento de aulas à tarde.

20. INDISCIPLINA DE ALUNO
- Quando a indisciplina é geral (turma toda), o professor deve rever seu método de aula.
- Em casos isolados, conversar com o aluno e tentar resolver através do diálogo – sem palavras ofensivas ou comentários
desnecessários;
- Caso o diálogo não surta efeito, registrar a ocorrência na pasta da turma, para que o aluno seja convocado
posteriormente pela equipe pedagógica, dependendo da gravidade do fato.
- No caso de ocorrências graves ou reincidências, encaminhar o aluno à Equipe Pedagógica, acompanhado do monitor
da turma que fará narração do fato à Pedagoga.
- Não esquecer que a conotação dada a ocorrência, será a de fazer o aluno perceber a gravidade de seu comportamento,
uma vez que o encaminhamento dado após três ocorrências, será a imediata convocação dos pais ou responsáveis.
- Não esquecer que jogar bolinha de papel, aviãozinho etc, são atitudes que o Professor deve resolver em sala de aula,
mostrando que é a autoridade máxima em sala, sem a necessidade de chamar as Pedagogas ou a Direção.




21. CONVERSA COM OS PAIS
- Os pais serão acionados e convocados a comparecer na escola quando houver: indisciplina, depredação do colégio ou
bem público, dificuldade de aprendizagem, faltas consecutivas, violência, não realização de tarefas e trabalhos propostos
pelos(as) professores(as) entre outros.
         Caso haja necessidade, o(a) professor(a) poderá solicitar reunião com os pais ou responsáveis durante à sua hora atividade.

22. SAÍDAS MONITORADAS – ATIVIDADE EXTERNA
Quando forem planejadas aulas fora do espaço escolar, há necessidade de constar no plano de trabalho docente do
professor. A direção e equipe pedagógica deverá ser comunicada com antecedência para as providências necessárias.
Não será permitido o agendamento de visitas culturais nas semanas de avaliações ou finais de bimestres. Todas as
visitas externas deverão ter algum objetivo pedagógico.
23. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DOS PROFESSORES
Os professores novos que desejam cadastro no Paraná Digital, precisam falar com a secretaria para que seja efetuado o
cadastro. O laboratório é de uso exclusivo dos professores, NÃO SENDO PERMITIDA a permanência de alunos, sob qualquer hipótese.

24. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DOS ALUNOS
As aulas de informática no laboratório devem OBRIGATORIAMENTE serem agendadas com o funcionário responsável.
Não é permitida a permanência de alunos sem professor no laboratório. É obrigatório o preenchimento de um
planejamento para a aula e a entrega à equipe pedagógica.


25. BIBLIOTECA
O empréstimo de qualquer material do acervo deve ser feito diretamente com o funcionário responsável, mediante preenchimento de cadastro. Aulas na biblioteca: deverão ser agendadas para verificar a disponibilidade do espaço.
É possível o agendamento para pesquisas via internet.

26. LIVRO DE REGISTRO DE CLASSE (LRC)
- Seguir a instrução no 07/10 – em caso de dúvida consultar a Equipe Pedagógica.
- Não rasurar o LRC.
- Os LRC's deve permanecer no escaninho, dentro da sala da Equipe Pedagógica, cabendo ao professor a retirada e
devolução, diariamente.
         Todos(as) os(as) alunos(as) tem direito a uma reavaliação independente da nota que obtiveram.





CONTEÚDOS
Especificar os instrumentos avaliativos e todos os trabalhados em sala de aula.
Os registros dos conteúdos devem ser os mesmos do planejamento.
Registrar as revisões de conteúdos e as reavaliações, que terão datas específicas.
Na falta do professor, registrar no campo conteúdo – Falta do professor e inutilizar o campo comparecimentos. Em data
oportuna (sábados), caso o professor não tenha atestado ou justificativa, os alunos serão convocados e os devidos
registros serão efetuados.

AVALIAÇÕES
- Registrar 6,0 pontos, divididos em duas provas – avaliação formal, onde uma das avaliações não poderá ser realizada
com consulta, ou seja, o aluno deve ser avaliado pelo conteúdo aprendido.
- Registrar 4,0 pontos – avaliação informal, ao critério do professor, lembrando que atividades domiciliares, trabalhos
(qualquer forma), relatórios, debates, atividades culturais etc, deverão estar incluídas nos 4,0 pontos.

OBS.: não é permitida uma única avaliação valendo 6,0 (seis) pontos e/ou um único trabalho valendo 4,0 (quatro) pontos,
no ensino fundamental e no médio.
- Registrar o valor obtido nas avaliações formais e informais, bem como nas reavaliações.
- Se o aluno não compareceu em qualquer uma das avaliações, registrar 0,0 (zero).
- Se o aluno não quis fazer (comunicar no ato à Equipe Pedagógica) ou tirou zero em qualquer das avaliações, registrar 0,1 (zero vírgula um).
- Os alunos com notas abaixo da média mesmo após a reavaliação serão convocados pela Equipe Pedagógica, tomando
como base o LRC do professor, que deverá estar atualizado.
         Nenhum aluno pode ir para Conselho de Classe com nota inferior a 2,5 (dois pontos e meio) no bimestre.

RECUPERAÇÕES
- Será realizada ao final de cada Bimestre (cronograma), no valor de 10,0 (dez) pontos.
- Ao final de cada semestre será realizada uma recuperação com conteúdos básicos referentes aos dois bimestres, o qual
substituirá a média de um ou dois bimestres com nota mais baixa, caso esta seja maior do que a nota anterior.

CARGA HORÁRIA
Fundamental e Médio:
Cálculo de 200 dias = 40 semanas
                           4 semanas X 5 aulas = 20 aulas mensais
                           4 semanas X 4 aulas = 16 aulas mensais
                           4 semanas X 3 aulas = 12 aulas mensais
                           4 semanas X 2 aulas = 08 aulas mensais
                           4 semanas X 1 aula = 04 aulas mensais

        Para descobrir o total anual: multiplique o total mensal por 40

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