ITATIAIA
O Conjunto Residencial Itatiaia nasceu da necessidade de expansão da Cidade de Curitiba. Principalmente com a implantação do CIC (Cidade Industrial de Curitiba).
Portanto, o Itatiaia está ligado, diretamente ao CIC - Trata-se do maior bairro de cidade de Curitiba, em área geográfica. E nele está sediado o distrito industrial de cidade, concebido na década de 1970. Indutor de desenvolvimento industrial do município de Curitiba.
A Cidade Industrial de Curitiba é grande em todos os sentidos. Tem 10% da população da cidade, que tem 75 bairros. No Censo de 2 000, moravam na CIC 157.461 pessoas, de um total de 1.587.315. Mede mais de 15 km de extensão, indo da BR-277, que a divide do o Orleans até a ex BR-116 (atual BR-476), que a separa do Bairro do Tatuquara. Todo o Contorno Sul está em seu território.
Tamanha extensão faz dela o único bairro de Curitiba que pertence a duas regiões, no caso, Zona Oeste e Zona Sul. É dividida em CIC Norte, CIC Central e CIC Sul. Na porção norte,estão as vilas Jardim Gabineto, Vila Sandra, Atenas e Augusta, entre outras. A porção do meio engloba as vilas Itatiaia, Osvaldo Cruz 1 e 2, Vila Nossa Senhora da Luz, Santa Helena, Conquista, Caiuá, Barigüi e várias outras. No CIC Sul, dentre diversas vilas, estão a Vila Verde e Vitória Régia.
É neste contexto que a Vila Itatiaia está inserida dentro do Bairro da CIC.
De 1967 a 1990 foram disponibilizados para a CIC vários Conjuntos Habitacionais.
O Conjunto Residencial Itatiaia é apresentado em 1983. Contava com as seguintes edificações:
• 18 casas• 512 apartamentos
• 664 lotes
• Zero de Regularizações Fundiárias (isso, quer dizer que não houveram “invasões” na região).
José Marcelino de Sousa
Professor de História
Texto simplificado
ObservaçãoEste texto deve ser procedido de uma explanação geral sobre o assunto
Nenhum comentário:
Postar um comentário