Capitalismo

sábado, 11 de fevereiro de 2017

A BATALHA DE JENIPAPO

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
NÃO FOI APENAS “O GRITO DO IPIRANGA”

          As coisas no Brasil sempre tendem a desenvolver se com grau de importância apenas no eixo Rio-São Paulo. Assim, também aconteceu com o evento da Independência do Brasil. Pior, se perdura até hoje.
          O “Grito do Ipiranga”, que culmina com a Independência do Brasil. Com o momento em que o Brasil deixa de ser Colônia de Portugal e passa a ser um País com legitimidade e Soberania Nacional com plenos poderes de decisão. Dom Pedro I em um “ato heroico”, rompe com o seu próprio pai e pronto. No dia seguinte todos ficamos independentes e não se fala mais nisso. E tudo aconteceu entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Ninguém brigou. Todo mundo aceitou e tudo mais. Mas, não foi bem assim.
          Na realidade não foi tudo tão fácil assim. Em determinadas regiões do Brasil houve revoltas e pessoas a favor da independência e outros nem tanto. Cada qual com os seus próprios interesses, como é praxe, nessas ocasiões.
          Mas, houve em certas regiões do Brasil muitas lutas reais pela Independência do Brasil. Pessoas, que realmente queriam e sonhavam e necessitavam da Independência do Brasil.
          Precisamos pesquisar mais e saber mais sobre essas lutas dos brasileiros que foram “moldados” ao modo brasileiro de ser. Muitos mais muitos mesmo morreram por este sonho. Um exemplo deste é a Batalha do Jenipapo. No Estado do Piauí. Na época era um das Províncias mais prósperas do Brasil.

A BATALHA DE JENIPAPO
          A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, foi uma das batalhas mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil. Ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses, contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas batalhas travadas na guerra da Independência do Brasil.
          A data não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Contudo, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí, e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História. Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o(a) Governador(a) do Piauí, a Ordem do Mérito Renascença do Piauí.

José Marcelino de Sousa
Professor de história
Jms/JMS

Referências Bibliográficas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_do_Jenipapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário