A REVOLUÇÃO SOCIALISTA DA RUSSIA
FILME: DOUTOR JIVAGO
Esse filme foi baseado no romance de Boris Pasternak. Que está centrado na Revolução Russa de 1917. Que ganhou em 1958 o Prêmio Nobel de Literatura. Sua publicação desafiou a censura russa
Já o filme em 1965 ganhou cinco Oscar. Apesar de lidar com as inquietações sociais e apresentar as angustias e dissabores do povo. A política, porém, é apenas pano de fundo como em O Vento Levou... A ideologia jamais passa para primeiro plano.
Ocorre que o ambiente desta arte começa na Rússia czarista. Passa pela devastação da Primeira Guerra Mundial.
O caos da Revolução Bolchevique. A Guerra Civil Russa e os expurgos e crises dos anos 20 e 30.
Portanto, retrata bem a situação vivida pelo povo russo. As atribulações causadas pelos transtornos circunstanciais. Em um país orgulhoso, prostrado de joelhos pela revolução.
Prova disso é quando Jivago, o personagem central, que já havia visto Lara ao salvar sua mãe do suicídio, estava presente na festa com sua noiva, Tonya, e fica surpreso com a atitude e coragem da jovem. Apesar da impressão deixada, eles só se encontram anos mais tarde, ao serem voluntários (médico e enfermeira, respectivamente) na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Jivago é um talentoso poeta e dedicado cirurgião a quem a guerra não poupou. Esse médico e poeta, inicialmente apoia a revolução Russa. Mas, aos poucos, se desilude com o socialismo.
O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa. Expõe dois políticos, um sem escrúpulos, que comete um estupro e outro, um vingativo revolucionário.
Enquanto um representa o "mal" o outro representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.
José Marcelino de Sousa
Professor de História
jms/JMS
Referências Bibliográficas - https://pt.wikipedia.org/wiki/Doutor_Jivago_(filme)
Nenhum comentário:
Postar um comentário