Primeira Guerra Mundial
Conflito que envolveu grandes países da Europa
A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918. Antes, (1870 e 1914) o mundo viveu o Belle Epóque (Bela Época). Os países ricos viviam a expectativa e crentes de que iriam impor seus desejos aos países mais pobres.
Esses países europeus se industrializavam e acirravam uma grande disputa entre eles. Queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia se sobrepondo sobre as outras nações. Esse clima provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis
Causas
Estes países europeus começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Foi desenvolvido as “política de alianças”. Dois blocos, se formaram. Mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente. Já havia um revanchismo entre a França e a Alemanha, pois no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.
O início: o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Sarajevo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.
A Guerra
Com a guerra iniciada o continente africano e o oceano pacífico, onde haviam colônias e territórios ocupados pelos europeus, foram atingidos. A África do Sul foi atacada pelas forças alemãs em 10 de agosto, essas terras pertenciam ao império Britânico. A Nova Zelândia invadiu a Samoa, que pertencia a Alemanha, e a Força Naval e expedicionária Australiana desembarcou na ilha de New Pommem, que viria a se tornar futuramente a Nova Bretanha, que na época fazia parte da chamada Nova Guiné Alemã.
Coube ao Japão invadir as colônias micronésias e o porto alemão que abastecia carvão, de Qingdao, na península chinesa de Shandog.
Todos esses ataques fizeram com que em pouco tempo a Tríplice Entente tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.
No ano de 1917 os Estados Unidos entra na guerra e ficam do lado da Tríplice Entente. Os EUA tinham acordos comerciais milionários a Inglaterra e França. Isso foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.
O Tratado de Versalhes, impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um controle sobre a indústria bélica do país, a devolução da região Alsácia-Lorena à França, além de ter que pagar os prejuízos da guerra aos países vencedores.
Resumo das consequências da Primeira Guerra Mundial
A guerra trouxe inúmeras consequências, entre elas:
• Centenas de Famílias destruídas e crianças órfãs (Cerca de 10 milhões de mortos)
• Os EUA vieram a se tornar o país mais rico do mundo
• Fragmentação do império Austro-Húngaro
• Surgimento de alguns países (Iugoslávia) e desaparecimento de outros
• Divisão do império turco após 200 anos de decadência
• Aumento do desemprego na Europa
José Marcelino de Sousa
Professor de História
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://www.estudopratico.com.br/primeira-guerra-mundial-resumo-jms/JMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário