Capitalismo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

AS REVOLUÇÕES


REVOLUÇÕES

Antigamente se entendia que a Terra era o centro do universo. Ou seja, os demais astros giravam em torno da Terra. Mas, no século XVI, um padre holandês, chamado Nicolau Copérnico, em seu livro “Das Revoluções das Esferas Celestes”. No ano de 1543, afirmou que a Terra era redonda e que era ela que girava em torno do Sol. Além disso, Copérnico disse também, que o sol era o centro de um Sistema e este sistema era composto por  planetas, que viviam na órbita do sol. Dessa maneira, ficou confirmado o heliocentrismo. Ou seja, o Sistema Solar. Do qual o nosso Planeta terra faz para deste Sistema.
A partir de então, a palavra REVOLUÇÃO passa a ser usada com mais constância. Explicitando e provocando, mudanças de comportamento no entendimento e no modo de agir das pessoas.
Portanto, revoluções acontecem notadamente e com elas as mudanças vão se apropriando do imaginário humano e fazendo as transformações que apetecem para cada fato histórico marcante.

ALGUMAS DESTAS REVOLUÇÕES

A REVOLUÇÃO FRANCESA: Como o nome diz, ela aconteceu na França, que tira a monarquia do poder e vai colocar pessoas comuns para governar o país francês. A Revolução Francesa teve seu início em 14 de Julho de 1789. Com a Queda da Bastilha. Com o Lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 
       A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. Mudanças, vão acontecer. Estas mudanças, iriam  influenciar outros países do mundo inteiro.
A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas. Podemos até dizer que a grande maioria deste terceiro estados eram os oriundos dos antigos “servos”.
CAUSAS: Tomada da Bastilha - Girondinos e Jacobinos - Monarquia constitucional - República jacobina – Robespierre - Burguesia no poder - Napoleão Bonaparte

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Muda completamente os modos de produção. Até então, tínhamos a produção desenvolvida manualmente por artesãos ou homens de ofício e a força principal era a de tração Animal. Com o advento da Revolução Industrial, aparecem os maquinários e ferramentas modernas, que facilitam a produção. Surgem as fábricas e as produções em series.

REVOLUÇÃO SOCIALISTA: Temos notícias de seu acontecimento na Rússia, que está completando 100 anos. Lá pelo início do século XX. O Século XX iniciou em 1° de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000.

A REVOLUÇÃO MEXICANA: Tinha o slogan “Tierra y Libertad”. Foi um movimento anti-latifundiário, anti-imperialista e armado que teve inicio em 1910 com uma revolta liderada por Francisco I contra o general Porfirio Diaz. Porfirio Diaz, foi um ditador mexicano em 1876 até 1880 e depois em 1884 à 1911. Foi a primeira das grandes revoluções do século XX.  A Revolução Mexicana teve outros personagens. Como, Francisco Madero, componente de uma elite que fazia divergência ao governo anterior. Nesta época a população mexicana tinha 70% de analfabetos. Com o passar dos anos, o governo não realizou suas promessas e os camponeses acabaram se revoltando. Queriam uma Reforma Agrária. Diante disso, dois camponeses tiveram maior destaque na oposição ao governo de Madero, Emiliano Zapata e Francisco Pancho Villa. Emiliano Zapata reagiu a vários governos que sucederam no México. O primeiro foi o governo de Madero, depois veio o de Victoriano Huerta e, por fim, o governo de Venustiano Carranza.

OUTRAS REVOLUÇÕES: Revoluções Inglesas, Revoluções e Reformas Religiosas. E, particularmente as revoluções Brasileiras, que estudaremos oportunamente.

José Marcelino de Sousa
Professor de História


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://www.suapesquisa.com/francesa/ - https://www.resumoescolar.com.br/historia/revolucao-mexicana-de-1910/ - jms/JMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário